Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
A organização de ações sistemáticas e integradas de autoavaliação e de planejamento estratégico do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, sinaliza a adoção das seguintes dimensões:
1) formação de recursos humanos (egressos);
2) internacionalização;
3) produção científica e técnica;
4) inovação e transferência de conhecimento;
5) impacto e relevância econômica, social e cultural.
Outra referência importante para o planejamento estratégico é a convergência dos seus objetivos com a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Esta, indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que estão integrados e devem ser implementados até 2030, distribuídos em metas que visam promover uma vida digna para todos, equilibrando as dimensões econômica, social e ambiental. Neste cenário, entende-se que o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, especialmente por se constituírem em lócus de formação de excelência e de produção do conhecimento, são fundamentais para o cumprimento desta agenda.
Acesse Link PDI da Uema: https://www.pdi.uema.br/?page_id=4497
PPGE – PLANEJAMENTO_ESTRATEGICO
- O planejamento anual
O planejamento anual do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão se articula com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da gestão, apresentado à comunidade acadêmica e à sociedade, que orientou a gestão da Instituição nos últimos cinco anos (2016-2020).
O PDI também atende a uma exigência legal do Ministério da Educação, decorrente da Lei nº 10.861/2004 que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, do Decreto Federal nº 5.773/2006 e da Resolução nº 298/2006 do Conselho Estadual de Educação. O planejamento estratégico do PPGE é articulado ao PDI da UEMA e está organizado com uma justificativa no âmbito do Programa, a Universidade Estadual do Maranhão vem progressivamente consolidando seus programas e ampliando o número de cursos de mestrado e de doutorado.
O planejamento anual também é elaborado com ampla participação da comunidade acadêmica, o que legitima o seu processo de construção. Com base na legislação pertinente, o PDI da Uema foi estruturado contemplando onze Eixos Temáticos, os quais consideram desde o seu Perfil à Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional. É neste contexto de ampliação, de fortalecimento e de qualificação do PPGE que situamos os processos de planejamento e de avaliação, assumindo-os como instrumentos de gestão para auxiliar a interpretação, a transformação e a melhoria das políticas do PPGE, renovando os compromissos internos e externos.
Ressaltamos que a coordenação do PPGE faz parte da comissão de elaboração do novo PDI e isto fortalece a aproximação da gestão para a adequação e melhorias de infraestrutura para a formação e produção intelectual (bibliográfica, técnica e artística) dos professores e estudantes. O Planejamento Estratégico Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, decorre dos objetivos do curso e do acompanhamento realizado por meio dos processos de autoavaliação e de avaliação externa: coleta anual da Plataforma Sucupira, Seminários de Meio Termo e Avaliação Quadrienal.
- Avaliação e monitoramento
O Monitoramento e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão acontece por meio do acompanhamento e da regulação do planejamento estratégico. Eles estão vinculados aos processos de autoavaliação institucional e avaliação externa da Capes. No âmbito institucional, a CPA coordena os processos de autoavaliação instituídos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), conforme Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004. Neste escopo, os estudantes dos cursos de mestrado realizam, anualmente, a avaliação dos docentes, a partir dos aspectos didáticos das atividades de ensino da Pós-Graduação. Já os docentes avaliam as turmas, a infraestrutura e a gestão.
Os dados produzidos são avaliados pela CPA e pela Comissão de Autoavaliação do PPGE. Juntos, subsidiam os processos de planejamento e de construção do Plano de Ação Anual (PGA) e estão vinculados aos objetivos e estratégias do PDI da UEMA. Este processo é realizado de forma permanente, as quais subsidiam o (re)planejamento do Plano de Ação para o ano seguinte. A autoavaliação também está alinhada ao monitoramento dos processos de avaliação externa, a saber: avaliação quadrienal, documentos de área, seminários de meio termo e coleta anual da Sucupira.
Neste quadro, o monitoramento e a autoavaliação do Plano de Ação do PPGE são realizados constantemente e contribuem para a tomada de decisão sobre as ações do programa. Anualmente, é alimentado pela produção dos dados e das informações para o preenchimento de dados na Plataforma Sucupira. Com isso, contribui para a qualificação dos aspectos indicados na ficha de avalição quadrienal do programa, bem como das orientações dos Documentos da Área, a partir de etapas de avaliação.
A metodologia e análise dos dados da autoavaliação é realizada a partir da abordagem quanti-qualitativa. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram: análise documental, observação e questionários. Na primeira edição da autoavaliação foi realizada:
- a) análise dos documentos institucionais e nacionais que levou em consideração os indicadores definidos para cada item estabelecido pela Capes, PPG e Programa;
- b) observações nas reuniões, nas atividades realizadas, das dificuldades enfrentadas por todos do Programa, haja vista o contexto de isolamento social caudado pela pandemia do Covid-19.
- c) aplicação de questionários que permitiu coleta de dados e informações, realizada com estudantes, professores, coordenadores e técnico-administrativos.
Etapas da autoavaliação
Primeira etapa: sensibilização e apresentação do projeto de autoavaliação.
A partir de estratégias de reunião dos membros da Comissão, desenvolveu-se o estudo, discussão e elaboração de instrumentos de levantamento de dados e informações. Após, o projeto contou com a submissão ao colegiado do Programa, juntamente com os instrumentos de coleta de dados, material de divulgação, período da autoavaliação e definição de roteiro para organização, sistematização dos dados e informações levantadas, que subsidiarão o plano de gestão do ano seguinte.
Segunda etapa: realização da autoavaliação
A partir da realização da autoavaliação, é construído o banco de dados de caráter permanente e contínuo. Este banco é alimentado anualmente com os dados e informações obtidos nos relatórios. Eles darão suporte para a elaboração do plano de gestão, no âmbito acadêmico e administrativo, com vistas à elevação dos indicadores de qualidade do Programa.
Terceira etapa: sistematização dos dados e informações coletadas, realizada a partir das respostas dos respondentes dos questionários por meio de relatórios gerados.
Quarta etapa: análise e consolidação dos dados e informações, desenvolvidos pela Comissão de avaliação. Foi elaborado um relatório síntese que, disponibilizado a comunidade acadêmica. O relatório teve como objetivo apontar caminhos a serem seguidos para aproximar o planejado com o executado. O documento final destaca o compromisso de todos os envolvidos, principalmente coordenadores, professores e estudantes, com as tomadas de decisão e implementação das ações que visem a melhoria do Programa.