Alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMA, apresentam trabalhos em dois importantes eventos acadêmicos
Por PPGE UEMA em 25 de julho de 2019
Nas duas últimas semanas os alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGE/UEMA) tiveram ativa participação em dois importantes eventos acadêmicos: o primeiro, que ocorreu na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no período de 23 a 26 de julho, discutiu temáticas de grande relevância no I Simpósio Internacional e IV Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais em Educação (IV SNTDE 2019). O segundo, ocorrido nos dias 02, 03 e 04 de agosto, organizado e realizado pelo Programa Ensinar de Formação de Professores da UEMA, que trouxe como temática central “BNCC: formação de professores, desafios e perspectivas”.
Nos dois eventos todos os alunos do PPGE apresentaram trabalhos, já resultantes dos estudos e das primeiras incursões de pesquisas realizadas no âmbito do PPGE, em suas duas linhas de pesquisa.
O IV SNTDE 2019 foi promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE), da UFMA. O evento reuniu professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação de diversas universidades do país no campus da UFMA, contando com minicursos, apresentação de trabalhos científicos, exposições entre outras ações. Na oportunidade, as alunas do PPGE/UEMA Gabriella da Costa Pinheiro e Luciana de Jesus Botelho Sodré dos Santos apresentaram a comunicação científica “A Tecnologia a serviço do ver e ‘ouvir’ no ensino de alunos Surdos“, sob orientação da Vice-Coordenadora do PPGE/UEMA, a Prof. Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues. Na ocasião, o trabalho despertou interesse da Prof. Dra. Rozane da Silveira Alves, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rio Grande do Sul que considerou a possibilidade de uma parceria com o grupo de pesquisa da UFPel para com o PPGE/UEMA em decorrência do trabalho apresentado. O coordenador geral do evento e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFMA (PGCult), o Prof. Dr. João Batista Bottentuit Júnior agradeceu a participação do PPGE/UEMA, representado pelas alunas Luciana Santos e Gabriella Pinheiro na exposição dos trabalhos produzidos no âmbito do Programa e reiterou a indicação do trabalho para publicação na Revista de Tecnologias na Educação ISSN 1984-4751, Qualis B2 (Novo Qualis 2019).
Foram destaque também no simpósio os estudantes da primeira turma do PPGE/UEMA coordenados pelo prof. Dr. Severino Vilar de Albuquerque, que apresentaram trabalhos de significativa relevância para o contexto educacional ligado às tecnologias. Com temas como “O uso do SIGAA/UEMA como ambiente virtual de aprendizado em São João dos Patos”, do prof. Somário de Oliveira França, “Microlearnings, Gamificação e a E-escola: o futuro no presente”, do prof. Fabrício dos Santos Ferreira, “Formação continuada de professores da educação de jovens e adultos: uso das mídias”, da profa. Vitória Raquel Pereira de Souza e “O uso do Whatsapp na comunicação entre escola e família: um instrumento para gestão democrática”, dos professores Renato Moreira Silva e Paula Regina Oliveira.
Os mestrandos da UEMA tiveram seus trabalhos reverenciados e reconhecidos pela relevância das temáticas e pela qualidade das pesquisas apresentadas.”A consistência dos temas pesquisados e suas abrangências demonstram a inequívoca qualidade do Mestrado Profissional em Educação da UEMA, o que ressalta o protagonismo dos profissionais maranhenses e uma ambiência científica que precisa ser estimulada e reconhecida”, destaca o professor Fabrício Ferreira. O evento já está confirmado para o ano de 2020, conforme destacou na palestra de abertura o prof. Dr. João Bonttetuit, organizador do simpósio, cuja temática será “Leitura e escrita no mundo digital”.
Nas considerações do Coordenador do PPGE, professor Severino Vilar de Albuquerque, a participação dos alunos, com apresentação de trabalhos, reflete a qualidade dos estudos e das produções que vêm sendo erigidos por meio das linhas de pesquisa, sob a orientação dos professores pesquisadores do Programa. Ainda no entendimento do Coordenador, o volume e a qualidade das produções reverbera o pensamento otimista e prospectivo adotado pelo grupo de professores na direção da futura proposta para a aprovação do Doutorado em Educação.
Por fim, segundo o professor Severino Albuquerque, o empenho e a qualidade formativa e produtiva dos professores e dos alunos do Programa atestam, também, a qualidade da Universidade Estadual do Maranhão, no que tange ao apoio e aos investimentos em estrutura e na formação em alto nível dos professores.
[metaslider id=419]
[metaslider id=448]